Governo de Minas realiza Encontro Internacional da Cadeia Produtiva do Mel

Conteúdo Principal

Governo de Minas realiza Encontro Internacional da Cadeia Produtiva do Mel

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Com a participação de 24 países, encontro virtual vai apresentar a diversidade da produção mineira e abrir novos mercados para exportação
Publicado em:

O Governo de Minas realiza, nesta quinta-feira (6/5), às 10h no horário de Brasília, um encontro virtual entre a Cadeia Produtiva do Mel no estado e importadores de 24 países das regiões do Centro e Leste Europeu. O evento é uma realização conjunta das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), com o objetivo de divulgar a produção e a diversidade do setor apícola mineiro e abrir novos mercados para a exportação, além da troca de experiências. O encontro on-line será transmitido pelo Canal do Youtube da Secretaria de Agricultura.

De acordo com secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o Governo de Minas tem trabalhado para criar oportunidades de negócios para os empresários mineiros e apoiá-los na sua entrada no mercado internacional, provendo suas empresas de uma maior sustentabilidade econômica, por meio de uma nova e rentável fonte de recursos, que são os negócios internacionais.

“Essa é a principal missão da política de promoção de exportações desenvolvida pela Sede. Este evento é uma grande oportunidade para o setor mineiro, que conta com produtos exclusivos de alta qualidade e grande capacidade de fornecimento. Esta é uma ação inédita no estado, pois faremos uma ampla divulgação comercial do nosso potencial exportador, com zero custos para o estado, tudo fruto do trabalho das equipes técnicas, otimizando o potencial instalado do Governo”, afirma.

Mercado Externo

Da relação de 24 países convidados para o evento, Minas Gerais já exporta para 22 mercados. Além do café, que lidera a pauta de vendas externas, o estado exporta 56 produtos diferentes para esse bloco. No ano passado, o valor dos embarques para esses países alcançou US$ 345,5 milhões (4% do valor total exportado pelo agronegócio mineiro no período), mas o mel não faz parte dessa relação de produtos.

Segundo o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Bovo, a realização deste encontro é uma boa oportunidade para mostrar o potencial de Minas aos mercados que ainda não são nossos parceiros na comercialização dos produtos da cadeia produtiva do mel.

“Desde 2020, trabalhamos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a atuação da Seapa é identificar produtores, cooperativas e empresas que têm interesse e condições de exportar sua produção. Iniciamos esse trabalho com o café, estamos iniciando com o segmento apícola e nossa meta é estender para outros produtos mineiros”, explica o superintendente.

Outra linha de atuação da secretaria de Agricultura é a realização de cursos focados nas etapas, documentos e nos trâmites exigidos pelo ministério da Agricultura para a exportação e pelos países importadores. “A Seapa está organizando esses cursos em parceria com a Sede, o ministério e os adidos agrícolas, que fazem o assessoramento em assuntos agrícolas junto às embaixadas brasileiras. Já estão em construção os cursos para a exportação de lácteos para o Peru e o Egito e de produtos da suinocultura para a África do Sul”, detalha Carlos Bovo.

Apicultura em Minas

A apicultura vem ganhando espaço entre as atividades agropecuárias desenvolvidas em Minas. Atualmente, o setor envolve quase 8 mil apicultores e cerca de 150 associações. Em quinto lugar no ranking nacional e produção de 4,2 mil toneladas (9% da produção brasileira), Minas Gerais reúne as condições ideais para o desenvolvimento da apicultura, como o clima favorável e a diversidade da fauna e da flora, que permitem a produção de mel e própolis de alta qualidade.

Quase 80% da produção mineira são de floradas nativas. Além disso, existem floradas aqui em nosso estado que permitem uma produção com grande apelo comercial, como o mel da florada de aroeira, de assa-peixe, da florada do café, só para citar alguns exemplos.

Países participantes

O Encontro Internacional da Cadeia Produtiva do Mel está sendo divulgado na Albânia, Bósnia, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Hungria, Macedônia, Noruega, Polônia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Bielo-Rússia, Bulgária, Estônia, Finlândia, Chipre, Grécia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Romênia e Ucrânia.

Serviço:

Encontro Internacional da Cadeia Produtiva do Mel

Data: 06 de maio de 2021 (Quinta-feira)

Horário: 10h

Transmissão: Canal do Youtube da Seapa


Márcia França - Ascom/Seapa

Foto: Divulgação/Seapa

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: