Governo de Minas realiza Hub Day Café

Governo de Minas realiza Hub Day Café

Além de palestras, evento promoveu conexão entre startups e empresários do agronegócio

O Governo de Minas, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), realizou na manhã desta terça-feira (4/5) o Hub Day Café. O evento faz parte da vertical Agro do Programa Hub MG, que estimula empresários, cooperados e produtores a buscarem modernização dos seus negócios, conectando-os às soluções inovadoras.

A parceria entre os órgãos do Estado é uma prévia da rodada de negócios que será realizada no Expocafé 2021. Para a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Maria Valentini, o encontro de hoje foi um momento de aproximação. “Queremos mostrar que a busca pelas soluções tecnológicas, seja com as universidades, instituições de pesquisa ou com estágio, é um caminho acessível”, afirmou Valentini, durante abertura do evento.

As startups que já implantaram soluções tecnológicas e empresas que tiveram desafios solucionados tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências bem sucedidas. O objetivo foi expandir as oportunidades, fomentando as empresas mineiras a se manterem inovadoras e eficientes.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, o Hub Day é uma grande oportunidade de inserção no mercado. “Ainda mais neste momento de pandemia, em que ficou provado que a tecnologia, cada vez mais, é a solução para atingimento de novos mercados, melhoria de eficiência, melhoria de custo e consequentemente o crescimento das empresas como um todo”, ressaltou.

Palestras e as experiências que deram certo

Os participantes tiveram a oportunidade de assistirem às palestras Inovação na Cafeicultura e Hub MG, ministradas por Leandro Carlos Paiva, diretor-geral do Polo de Inovação e Agroindústria do Café no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, e Michael Soares, coordenador do Hub MG da Sede, respectivamente.

O Hub Day deu oportunidade de Daniel Martins, gestor de Marketing Estratégico da TMF Fertilizantes Inteligentes, contar a experiência da TMF no Hub. Em seguida, Saulo Santana Elias, cientista do Solo e CEO da Solução Verde Drone, e Diego Siqueira, CEO da Solução Quanticum, falaram sobre as soluções de suas startups.

O grande debate

Para finalizar o encontro, o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária (Seapa), Carlos Eduardo Oliveira Bovo, mediou um debate entre Leandro Carlos Paiva, Daniel Martins e Pedro Emboava Vaz, superintendente de Inovação Tecnológica (Sede).

Expocafé

Durante a Expocafé, serão realizadas rodadas de negociação entre empresários e startups. Entre os dias 18 e 23 de maio, o evento organizado pela Epamig, em modalidade 100% virtual, seguirá com a missão de levar inovações tecnológicas e novidades em insumos, máquinas e equipamentos aos cafeicultores.

Hub Conecta

O Hub Conecta Café identifica de um a três gargalos produtivos em empresas do setor e, em rodadas de 20 minutos, coloca-os em contato com startups, instituições de ciência e tecnologia, ou pesquisadores acadêmicos cadastrados que tenham estratégias inovadoras para solucionar estes gargalos.

Com Informações da Ascom/Sede

Foto: Divulgação/Sede