Epamig participa do lançamento de programas de incentivo à pecuária na ExpoZebu 2021

Empresa faz parte do 'Integra Zebu' e do 'Carne de Qualidade' em parceria com a ABCZ e outras instituições

A ExpoZebu 2021, edição virtual, será realizada entre os dias 29 de abril e 9 de maio e terá seis horas diárias de programação ao vivo transmitidas pela ABCZ TV, no YouTube.

Durante a programação da feira, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerias (Epamig) e outras instituições, fará o lançamento de dois programas importantes para a pecuária do país, o 'Integra Zebu' e o 'Zebu: Carne de Qualidade'.

Recuperação de pastagens

O objetivo do programa 'Integra Zebu' é melhorar a produtividade e a qualidade das pastagens por meio de técnicas de reforma, recuperação e manejo. O programa, idealizado pela ABCZ, é desenvolvido em parceria com a Embrapa, o Ministério de Agricultura (Mapa), além da Epamig e Emater-MG, empresas vinculadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

O lançamento do 'Integra Zebu' será no domingo (2/5), às 7h, com transmissão ao vivo pela ABCZ TV. O presidente da Associação, Rivaldo Júnior, destaca o potencial que o programa possui para ser aplicado em todas as regiões do país.

“O Integra Zebu tem a proposta de mudar o perfil das pastagens brasileiras, que atualmente têm um alto índice de degradação, promovendo ações práticas por meio de transferência de tecnologia de sistemas de produção sustentável como Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)”, explica Júnior.

O projeto piloto do 'Integra Zebu' foi instalado em 2020 em 15 unidades de referência localizadas no Triângulo Mineiro. Inicialmente, o foco foi a reforma das pastagens. De acordo com o chefe da Epamig Oeste, Fernando Franco, a empresa mineira de pesquisa agropecuária atuou na avaliação de atributos físicos e químicos do solo, da produtividade e da qualidade da silagem de milho produzida e das pastagens reformadas.

Ele destaca os resultados preliminares satisfatórios obtidos durante o primeiro ano do projeto piloto. Segundo Franco, as pastagens reformadas apresentaram produtividade elevada, além de grande volume de silagem de milho com qualidade expressiva.

"O projeto piloto do programa 'Integra Zebu' foi bem sucedido. Nós tínhamos a intenção de começar com 14 unidades, mas executamos em 15, todas no Triângulo Mineiro. Há uma expectativa de aumentar o alcance do programa em Minas. Possivelmente, teremos pelo menos outras 20 unidades nas demais regiões do estado no segundo semestre de 2021, início do ano agrícola. Tudo isso sem contar a intenção de levar o programa para outros estados do Brasil", afirma o chefe da Epamig Oeste.

Carne de qualidade com genética zebuína

O Brasil é, hoje, um dos maiores produtores e consumidores de carne bovina do mundo. Prova disso são os números recentes divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que apontou um consumo médio de 27,6 quilos de carne por habitante em 2020.

De olho nesse cenário, o objetivo do programa 'Zebu: Carne de Qualidade' é avaliar a qualidade da carne de animais com genética zebuína a partir de critérios como alimentação (pastagens) e desempenho dos animais. A ExpoZebu terá um espaço totalmente dedicado ao programa na próxima quinta-feira (6/5), às 7h, com transmissão pela ABCZ TV.

Em 2020, em parceria com a Epamig, Embrapa, Esalq, Fazu, UFV, Unicamp e Premix, a ABCZ iniciou as primeiras avaliações com animais Nelore. Segundo o presidente da Associação, Rivaldo Júnior, a iniciativa piloto foi bem sucedida e conseguiu mostrar a eficiência do Zebu no ganho de peso a pasto. "Acreditamos na economicidade no Zebu, na qualidade da carne e na sustentabilidade deste produto”, destaca.

Em 2021, a segunda etapa do programa vai incluir as raças Brahman, Guzerá, Sindi e Tabapuã. Segundo o pesquisador da Epamig Leonardo Fernandes, a ideia é produzir uma carne de qualidade, eficiente, com um custo de produção baixo que permita ao produtor ter lucratividade.

ABCZ TV

Para a edição virtual da ExpoZebu em 2021, a ABCZ prepara uma grande operação para transmissões ao vivo, o que envolve cerca de dez jornalistas da Associação e uma equipe técnica de audiovisual, com cinegrafistas, editores e diretores de TV.

A proposta é que toda a programação da feira seja transmitida ao vivo, das 6h30 às 12h30, pela ABCZ TV no YouTube. Para acessar, clique AQUI.

*A programação da ExpoZebu 2021 está sujeita a alterações sem aviso prévio. Consulte o site oficial do evento para mais informações

Ascom/Epamig

Foto: Hebert Filho/Epamig