Governo de Minas e estado de Queensland, na Austrália, promovem webinar sobre pecuária bovina

O evento será realizado na próxima quarta-feira (28/4) e vai apresentar tecnologias para a pecuária bovina dos dois estados

Apesar de separados por 13 mil quilômetros e 13h de fuso horário, na próxima quarta-feira (28/4) Minas Gerais e o estado de Queensland, na Austrália, estarão mais próximos que nunca. Os estados participam juntos do webinar Tecnologia para Gerenciamento da Pecuária Bovina, que pretende viabilizar oportunidades de negócios e troca de informações e tecnologias para este setor.

O evento é promovido pelo Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), e pelo Governo de Queensland, por meio da Trade and Investment Queensland (TIQ) e do Departamento de Agricultura e Pesca (DAF).

Conforme o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, os dois estados têm nas atividades de mineração e agropecuária os principais segmentos da economia.

“Surgiu a oportunidade de estreitarmos o relacionamento comercial e de transferência de tecnologias para a pecuária. Com isso, o Governo de Minas falará sobre os programas de melhoramento genético e, também, dos Sistemas Integrados Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), da Epamig. Em contrapartida, os representantes de Queensland farão uma apresentação de algumas alternativas tecnológicas e de gerenciamento para o setor”, explica Albanez.

O estado australiano é uma região que possui produção pecuária e, sabendo que Minas Gerais possui o 3º maior rebanho bovino e é a maior bacia leiteira brasileira, os representantes do país da Oceania acreditam que seria extremamente importante um intercâmbio para o estreitamento de relações comerciais e de troca de tecnologias.

“Será uma reunião de aproximação entre o governo mineiro e o australiano para que, após isso, negociações futuras venham a surgir. O evento será realizado às 18h de quarta-feira, no horário do Brasil, e às 7h de quinta-feira (29/4) na Austrália”, detalha o subsecretário da Seapa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, lembra que, além de promover o desenvolvimento de novos negócios e fortalecimento das cadeias produtivas, a Sede coordena, ainda, as parcerias e cooperações internacionais.

“Desde 2003, o Estado de Minas Gerais possui um relacionamento bilateral com o Governo de Queensland, com parcerias em diversos setores. Este webinar desempenha um papel importante na intensificação de parcerias, especificamente para pecuária bovina, com potencial para geração de novos negócios neste setor estratégico para nossa economia”, argumentou.

Para se inscrever no webinar Tecnologia para Gerenciamento da Pecuária Bovina, basta clicar AQUI.

Números

No período de janeiro a março de 2021, Minas Gerais exportou 37 mil toneladas de carne bovina, totalizando uma receita de US$ 160 milhões. Os dados indicam um aumento de 7,5% na receita e de 9,1% no volume exportado, em comparação ao primeiro trimestre de 2020.

Ao todo, 53 países foram destino da carne bovina mineira, sendo os principais parceiros: China (US$ 100 milhões - 63%), Hong Kong (US$ 18 milhões – 11%), EUA (US$ 5,5 milhões – 3,4%), Arábia Saudita (US$ 4,8 milhões – 3%), Egito (US$ 3,8 milhões – 2,3%). Estes cinco países representam 83% das vendas externas de carne bovinas do estado.

Abertura Oficial

Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Maria Valentini; Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio; Trade and Investment Queensland (TIQ), Sebastian Tobar; e Departamento de Agricultura e Pesca de Queensland, Elton Miller.

Painel 1 – Oportunidades de Negócios Agropecuários em Minas Gerais

- Sistemas Integrados Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) / Epamig
- Programa de Melhoramento Genético / Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

Painel 2 – Oportunidades Tecnológicas de Queensland*

- Sistema automatizado de gerenciamento de gado / DataMuster
- Sistema de Monitoramento do nível de água / Less Industries
- Portal interativo para criação de touros / Moovement
- Soluções para identificar, monitorar e rastrear animais / Allflex
- Equipamento de manipulação de gado de baixo estresse / Cavalier Livestock Equipment

*Para saber mais detalhes sobre as empresas australianas, clique AQUI.

José Vítor Camilo – Ascom/Seapa

Foto: Arquivo/Seapa