Governo de Minas lança novo desafio do Ciclo Hub de Inovação Aberta

Governo de Minas lança novo desafio do Ciclo Hub de Inovação Aberta

Quatro empresas do Agro buscam soluções tecnológicas capazes de resolvê-los

O Governo de Minas, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), lança mais um desafio no ciclo especial de inovação aberta voltado para o agro, o Hub MG Agro. A iniciativa apoia cooperativas, produtores e empresários de setores tradicionais para se manterem competitivos, inovadores, aumentando assim a eficiência de seus negócios.

Nessa primeira leva, três empresas do ramo do café apresentam suas provocações em busca de soluções tecnológicas capazes de mitigá-las. “Dessa vez, a busca por soluções está muito voltada para o ambiente on-line. Neste período de pandemia, não poderia ser diferente. A experiência da venda online tomou conta de todo o mercado com o fechamento de lojas físicas e escritórios, mudando a experiência de compra de clientes e fornecedores”, explica o diretor de Fomento ao Ecossistema de Inovação da Sede, Thales Luan.

O quarto desafio, lançado nesta sexta-feira (23/4), é do ramo da educação, que busca soluções para melhorar a experiência virtual dos alunos em aulas práticas em cursos de agronegócio. Startups que forem capazes de aumentar o engajamento e interação dos alunos com as disciplinas, além de aumentar o conhecimento em nível técnico dos alunos nas práticas ministradas, melhorando a experiência do aluno no ambiente virtual, podem se inscrever.

Desafio Compra e venda

O primeiro desafio é relacionado a compra e venda, que busca soluções para melhorar a experiência do cliente, otimizando processo de compra e venda de forma remota de uma das maiores cooperativas da região Sudeste do país. As startups inscritas devem apresentar propostas para aumentar a rentabilidade do produtor; gerar vendas online; diminuir a necessidade do cooperado comparecer na loja; e melhorar a experiência do cliente, aumentando a satisfação e diminuindo o período do processo de compra e venda.

Desafio de Crédito

A cooperativa solicitante busca soluções que melhorem a experiência do cooperado, diminuindo a necessidade de comparecimento nas lojas físicas para negociação e aquisição de crédito, tornando o processo de análise mais eficiente. As startups inscritas também devem apresentar propostas para aumentar a rentabilidade do produtor; gerar vendas on-line; diminuir a necessidade do cooperado comparecer na loja; e melhorar a experiência do cliente, aumentando a satisfação e diminuindo o período do processo de compra e venda.

Desafio de Vendas on-line

A empresa busca soluções tecnológicas capazes de aumentar as suas vendas diretas ao consumidor e aumentar o tráfego de seus principais canais de atendimento. As startups inscritas devem apresentar soluções para diminuir a dependência B2B em atacado, equilibrando com as vendas B2C; alavancar relacionamento com o consumidor final, melhorando a conversão de vendas; Aumentar o tráfego do marketplace da empresa; e a relação receita x investimento ideal seria seis vezes ou mais.

Conheça aqui os desafios na íntegra

Com informações da SEDE

Foto: Adobe Fotos