Epamig promove o 1º Azeitech

Conteúdo Principal

Epamig promove o 1º Azeitech

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento vai abordar aspectos agronômicos da olivicultura, qualidade dos azeites e mercado
Publicado em:

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza, entre os dias 15 e 17 de junho, o Azeitech. O evento, que vai discutir a cadeia produtiva da oliveira, traz temas que vão dos aspectos agronômicos da cultura à qualidade e escolha dos azeites para consumo.

Em função das restrições impostas pela pandemia, essa primeira edição será totalmente on-line. A proposta é ter uma programação que atenda a produtores, pesquisadores, estudantes, revendedores e consumidores e que, nos próximos anos, possa ser adaptada para os formatos presencial e híbrido. Para isso, o evento, vai unir as atividades do Dia de Campo de Olivicultura, que em 2021 chega a 16ª edição, e da 6ª Mostra Tecnológica, com debates sobre cadeia produtiva, qualidade, comercialização, harmonização e escolha de azeites.

“O Azeitech vem como uma evolução do Dia de Campo de Olivicultura e da Mostra Tecnológica de maquinários e insumos que, até o ano passado, fazíamos no presencial. O objetivo é intensificar o debate e a transferência de tecnologias e, também, agregar um público que sempre nos procurou, buscando informações sobre características sensoriais e fatores que influenciam na qualidade e na identificação dos azeites”, explica o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Luiz Fernando Oliveira.

Dentre as atividades previstas para o Azeitech, estão as dinâmicas de campo, compostas por três estações virtuais que vão acontecer no dia 15 de junho. “Vamos abordar práticas culturais, adubação, processamento das azeitonas e obtenção de um azeite de qualidade. Na sequência, abriremos para o debate ao vivo com atendimento aos questionamentos e manifestações do público”, explica o pesquisador da Epamig Pedro Moura, que será palestrante e mediador no primeiro dia do evento.

Outras atrações serão a Mesa Redonda com Mulheres da Cadeia da Olivicultura e o debate sobre azeites verdes e azeites maduros, com a participação dos azeitólogos Ana Beloto e Marcelo Scofano; o Espaço de Inovação; e a palestra sobre “Olivicultura Agroecológica e de Montanha”, ministrada pela pesquisadora do Instituto de Investigácion y Formación Agraria y Pesquera da Espanha (Ifapa), Brígida Jiménez Herrera.

“O evento on-line nos possibilita ter convidados de diferentes localidades. Além da doutora Brígida, teremos palestras com as dirigentes do Women In Olive Oil (WIOO), no Brasil, Glenda Hass, e na América Latina, Carola Dummer Medina, com a especialista em Análise Sensorial e Controle de Qualidade e professora da Faculdade de Química da Universidad de la República no Uruguai, Ana Claudia Ellis, e com o professor do curso de pós-graduação em Gastronomia do Senac-SP e editor do Guia de Azeites do Brasil, Sandro Marques”, acrescenta Luiz Fernando de Oliveira.

Também estão previstos estandes virtuais para a oferta de maquinários, insumos e de produtos relacionados à atividade. A programação completa do Azeitech e os canais para inscrição de participantes serão divulgados em breve.

As empresas interessadas em estandes virtuais para o 1º Azeitech podem entrar em contato com o coordenador de Comercialização do evento, Antônio Nunes, pelo telefone (32) 99800-1705 (também WhatsApp) ou e-mail antonionunes@epamig.br.

Epamig e a olivicultura

A Epamig foi responsável pela extração do primeiro de azeite de oliva extravirgem do Brasil, em fevereiro de 2008. O produto é resultado de pesquisas iniciadas no município de Maria da Fé, na década 1970. Com a evolução dos trabalhos, foram propostas técnicas de cultivo, cultivares e tratos culturais adequados para a região da Serra da Mantiqueira.

A produção, concentrada na região que abrange municípios entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, é limitada. A expectativa é de que, em 2021, os números fiquem próximos aos 50 mil litros de azeite. O foco é a agregação de valor e excelência aos azeites, que têm se destacado nos circuitos gastronômicos e em competições no Brasil e no exterior, pelo frescor e aromas diferenciados.

Epamig/Ascom

Fotos: Erasmo Pereira/ Epamig

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: