Emater-MG promove capacitação on-line em boas práticas de produção de queijo

Conteúdo Principal

Emater-MG promove capacitação on-line em boas práticas de produção de queijo

Submitted by Anônimo (não verificado) on
O curso iniciado neste mês orienta produtores de Queijo Minas Artesanal durante a pandemia
Publicado em:

Com o objetivo de qualificar os produtores de Queijo Minas Artesanal (QMA), a Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), iniciou este mês o primeiro curso em formato on-line sobre capacitação em boas práticas agropecuárias e de fabricação de queijo. Os encontros são realizados às terças e quintas-feiras e têm duração de três horas.

O curso conta com 82 participantes. Segundo a coordenadora estadual da Emater-MG Maria Edinice Rodrigues, a ideia de iniciar a capacitação neste formato surgiu a partir de uma demanda das equipes técnicas que auxiliam os produtores das regiões de Araxá, Triângulo Mineiro e Campo das Vertentes. Por causa da pandemia, o trabalho de acompanhamento e assistência havia sido prejudicado e não poderia ser interrompido.

“Nós, técnicos, devemos prestar muita atenção a essa particularidade com carinho e respeito porque, de um jeito ou de outro, a tecnologia e as informações corretas precisam estar ao alcance de quem precisa, independentemente de onde esteja”, afirma.

Durante o curso, palestrantes convidados abordam temas relativos à produção, cuidados com a matéria prima, processamento e a comercialização do queijo, além de assuntos relacionados às exigências da legislação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) com o intuito de auxiliar e aprimorar o conhecimento sobre a regularização sanitária das queijarias. Assim que os encontros presenciais forem permitidos, também serão realizadas aulas práticas.

Apesar de ter participado de apenas dois encontros, os produtores já estão otimistas. O casal Andréia Ribeiro de Carvalho e Juliano Dias de Oliveira contam que o curso vai auxiliar, pois começaram a produzir queijo recentemente e possuem muito pouco conhecimento sobre a técnica. “Minha expectativa quanto ao curso é muito grande, porque tenho muito a aprender com os técnicos e produtores experientes, já que nossa história com o Queijo Minas Artesanal é tão recente. Sem o apoio da Emater, não teríamos saído do lugar. Somos muito gratos por esse trabalho”, conta Andréia.

Apesar da pouca experiência, os dois já providenciaram a criação de rótulos para embalar os queijos e estão construindo a queijaria na propriedade.

A produtora Elimar Cândida Gomes também é iniciante e sabe que encontrará muitos desafios, mas está disposta a se qualificar. “Tenho muitas expectativas, pois prezo por um produto final de qualidade e, para que isso aconteça, preciso ter uma excelente sanidade dos animais. Penso que o curso vem para dar um suporte nessa parte”, afirma.

O curso terá oito encontros virtuais, com encerramento previsto para o início de maio. A técnica Gisele Cintra explica que ainda não há previsão para a abertura de uma nova capacitação, mas como a adesão foi bastante significativa, há proposta para que ocorra outra em breve.

Gisele Flor - Ascom/Emater-MG

Foto: Arquivo/Seapa

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: