Emater-MG e Plantaforma do Campo firmam parceria para produção de conteúdo técnico voltado para produtores rurais

Conteúdo Principal

Emater-MG e Plantaforma do Campo firmam parceria para produção de conteúdo técnico voltado para produtores rurais

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Contrato prevê disponibilização do conteúdo, em diferentes formatos, além de assistência técnica
Publicado em:

Quem planta conhecimento, colhe desenvolvimento e prosperidade. Pensando nisso, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e a Plantaforma do Campo Educacional Ltda oficializaram, na última segunda-feira (12/4), por meio de uma live, parceria para produção de conteúdo técnico, em diferentes formatos, além de assistência técnica remota ou presencial, com foco em treinamento e educação de produtores rurais. A cerimônia virtual foi transmitida e permanece on-line pelo canal do Youtube da Emater-MG e pelo Facebook da Plantaforma do Campo.

O evento contou com a participação de personalidades de peso do cenário agropecuário mineiro, como o ex-ministro da Agricultura, indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Alysson Paolinelli, além da secretária estadual de Agricultura, Ana Valentini; professor Evando Neiva, sócio administrador da Plantaforma e a diretora-presidente da Emater-MG, Luisa Barreto, futura secretária de Planejamento de Minas Gerais.

A parceria irá disponibilizar aos produtores, por meio da Plantaforma, conteúdos como vídeos curtos, abordando práticas e soluções para os desafios do produtor rural; vídeo-aulas relacionadas às áreas de atuação da empresa pública de extensão rural; eventos virtuais, como lives, podcast, webinares e outros formatos, além de consultorias individualizadas ou em grupo, solicitadas por meio da Plantaforma do Campo.

Durante o evento virtual, o ex-ministro Alysson Paolinelli destacou a importância desta parceria, para o desenvolvimento dos produtores rurais mineiros e do país. O indicado ao prêmio Nobel lembrou que o Brasil é considerado pelo Fórum do Futuro, do qual faz parte, o país melhor preparado para atender a demanda mundial de alimentos básicos, até 2050, com qualidade e sustentabilidade.

“Essa é uma tarefa difícil, nem todos têm condições de oferecer esta nova demanda. A FAO, a ONU, Banco Mundial, o Bird, todas as organizações internacionais já determinaram que a população em 2050 terá que ter um supletivo de oferta de alimentos em torno de 61%. E os tradicionais países que abasteceram o mundo nestes últimos 4 milênios, só são capazes de oferecer 20%. Portanto, cabe ao país tropical chamado Brasil a responsabilidade de oferecer o restante dos 41%, o que significa dois terços de todo crescimento da oferta até 2050. Não estou preocupado com isso. Temos hoje tecnologias, competência, determinação e vontade para fazer isso, com toda segurança, de uma estabilidade do uso dos nossos recursos naturais. Somos a mais nova agricultura sustentável que o mundo conhece. Esta parceria não é o início, ele já tem um significado especial porque nascer em Minas Gerais, o berço da extensão rural no país, vai naturalmente refletir num estado que chamo ser a síntese de todo o Brasil, em todo o território nacional”, pontuou.

A Secretária Estadual de Agricultura, Ana Maria Valentini, ressaltou que essa parceria não impactará apenas na produção sustentável de alimentos, mas também na geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos produtores. “Sempre digo que é o desenvolvimento da agricultura que vai resolver as desigualdades regionais e no campo, principalmente dos agricultores familiares. Temos muito a crescer, por isso a importância dessa plataforma que vai ajudar a Emater-MG, não apenas no compartilhamento de conhecimentos relacionados aos aspectos da produção e gestão, mas também nas ações das agentes de bem-estar social da empresa, em todo o estado de Minas Gerais”, ressaltou.

Saber compartilhado

Segundo a presidente da Emater-MG, Luisa Barreto, a Emater-MG tem uma enorme quantidade de conhecimento, que está disperso em quase 800 municípios mineiros, por meio dos seus profissionais. Reforçou que é possível compartilhar essa bagagem com mais pessoas, sem abrir mão da forma tradicional de fazer Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). “Vamos agregar, unir a Plantaforma do Campo, que já tem o domínio de como transmitir conhecimento por meio de plataforma digital e a Emater-MG, que tem os saberes técnicos presentes nos municípios de Minas Gerais”.

Para o gestor da Plantaforma do Campo, professor Evando Neiva, esta parceria é a oportunidade de levar o conhecimento técnico da Emater-MG para todo o país. “Com o uso da plataforma digital, podemos chegar a todos os cantos do Brasil, em todas as áreas do agro. Vai ser uma oportunidade de destacar essas competências (da empresa), valorizá-las e disseminar sua contribuição para todo o Brasil”, afirmou.

Sinergia

De acordo o gerente do Departamento Técnico da Emater-MG, Márcio Maia, a Emater-MG e a Plantaforma do Campo já tem experiências de metodologias similares, aplicadas às atividades que exercem, o que deve favorecer a parceria e convergir os objetivos de ambas. A Emater-MG trabalha dentro dos preceitos pedagógicos da Metodologia Participativa de Extensão Rural (Mexpar), publicada em 2006, e agora na versão atualizada, a Mexpar 4.0. Por outro lado, a Plantaforma do Campo, uma empresa de capacitação do pequeno produtor rural, que compartilha práticas de gestão e produção no campo, utiliza o método denominado Action Learning.

A Mexpar preconiza a construção do conhecimento e das soluções de forma participativa com a comunidade. Nesta metodologia, o extensionista precisa compreender as especificidades da agricultura familiar, no contexto social, local e territorial em que está inserido. Já a Action Learning é uma ferramenta ou processo construído sobre os princípios da “aprendizagem pela ação”. Nesta metodologia, os atores estão abertos às próprias falhas e a aprender com a experiência do outro. Envolve agir e refletir sobre os resultados. “Há todo um ambiente favorável para essa parceria prosperar e chegarmos nos cursos de ensino a distância (EAD)”, concluiu Márcio Maia.

 

Terezinha Leite - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emaer-MG

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: