Epamig promove webinários sobre Citricultura

Conteúdo Principal

Epamig promove webinários sobre Citricultura

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Série “Sexta com citros” retorna com duas edições no mês de abril
Publicado em:

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza, neste mês de abril, duas edições da série de webinários "Sexta com Citros". Os encontros, que serão transmitidos pelo Canal Epamig Oficial no Youtube, serão realizados nos dias 16 e 30 e vão discutir safra e colheita.

A mediação será feita pela pesquisadora Ester Ferreira. No dia 16, próxima sexta-feira, às 16h, o convidado será Dirceu Mattos Júnior, pesquisador do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, que falará sobre “Balanço Nutricional para uma boa safra de citros”. A “Influência do clima na safra de citros” será o tema abordado no dia 30 de abril, também às 16h, com a participação do pesquisador Maurício Antônio Coelho Filho, da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Após as apresentações, haverá espaço para debate com atendimento às perguntas enviadas pelo público. Para participar dos encontros não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelo e-mail ester@epamig.br.

A citricultura em Minas Gerais

As frutas cítricas são ricas em minerais, fibras, vitaminas do complexo B e, principalmente, em vitamina C, conhecida pelas propriedades antioxidantes e por atuar no reforço da imunidade. Minas Gerais é o segundo maior produtor nacional de laranja, tangerina e limão-Tahiti, citros bastante populares para o consumo in natura ou como sucos.

O cultivo está presente em quase todos os municípios do estado, seja em pomares domésticos de chácaras, sítios e afins, ou em áreas comerciais. O Triângulo Mineiro destaca-se pela produção de laranjas, destinadas à indústria de sucos. Já o Sul de Minas e a região Central são grandes produtores de tangerinas. O Norte de Minas é o maior produtor e também exporta Limão-Tahiti.

As principais linhas de pesquisa em andamento na Epamig contemplam o manejo e o controle do Greening, doença bacteriana que mais atinge as plantas cítricas no mundo e que não tem cura. O trabalho envolve a avaliação de diferentes combinações de porta-enxerto e copa, com o objetivo de identificar cultivares adaptadas às condições do estado na busca por novos mercados. A pesquisa analisa, também, o plantio adensado, diferentes espaçamentos e o cultivo consorciado com foco no melhor aproveitamento de área e na redução do impacto do Greening nos pomares.

 

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Seapa

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: