Epamig promove lançamento de nova edição do Informe Agropecuário

Conteúdo Principal

Epamig promove lançamento de nova edição do Informe Agropecuário

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicação tem como tema os “Avanços tecnológicos na irrigação”
Publicado em:

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza na próxima terça-feira (13/4), às 18h30, um encontro on-line para o lançamento da nova edição do Informe Agropecuário, que aborda tema “Avanços tecnológicos na irrigação”. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Oficial da empresa no Youtube.

A apresentação da publicação será feita pelos pesquisadores da Epamig João Batista Ribeiro da Silva Reis e Polyanna Oliveira e pelo professor do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) Flávio Gonçalves Oliveira, coordenadores técnicos desta edição. “No evento, serão abordados apenas alguns dos importantes temas que são tratados na revista. Os palestrantes vão apresentar as mais modernas tecnologias e parâmetros ligados à irrigação das culturas, bem como um panorama atual da disponibilidade hídrica e da agricultura irrigada”, adianta Polyanna Oiveira.

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, e a presidente da Epamig, Nilda Soares, farão a abertura do encontro, que contará, ainda, com três convidados. O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, vai ministrar palestra sobre a “Importância das tecnologias de irrigação no agronegócio”, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Everardo Chartuni Mantovani abordará a “Análise da disponibilidade hídrica e da agricultura irrigada”, e o consultor técnico Reinaldo Lúcio Gomide falará sobre metodologias de evapotranspiração da cultura.

Após as apresentações haverá espaço para o atendimento às perguntas enviadas pelo público. Para participar não há necessidade de fazer inscrição.

Tecnologias para a irrigação

Os editores técnicos destacam a importância de a publicação ser centrada no tema irrigação, com ênfase em diferentes práticas. “Nessa edição, além da análise da disponibilidade hídrica e da agricultura irrigada e das metodologias de estimativa da evapotranspiração das culturas, são contemplados a avaliação do uso da água para irrigação em Minas Gerais, o uso de águas de qualidade inferior para a irrigação e os avanços tecnológicos dos equipamentos e emissores de irrigação. E também tecnologias, como o uso de sensoriamento remoto por imagens de satélite e por veículos aéreos não tripulados no gerenciamento da agricultura irrigada, o uso de energia solar fotovoltaica, a análise da viabilidade econômica na implantação de sistemas de irrigação e o projeto de piscinões para armazenamento dessa água”, comenta o pesquisador João Batista Reis.

O professor Flávio Gonçalves Oliveira lembra que as práticas de irrigação podem ser adotadas por produtores de diferentes portes. “A Irrigação pode e deve ser utilizada para qualquer categoria de produtor rural irrigante, ou seja, é possível atender a todos”. E alerta para a necessidade de popularização das tecnologias. “É essencial a utilização de publicações como esta para difusão das tecnologias da Irrigação de forma mais ampla, atingindo produtores rurais, técnico agropecuários, professores, pesquisadores e estudantes do setor agrário”, afirma.

Mais informações Epamig Norte (38) 3834-1760. www.informeagropecuario.com.br.

 

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig 

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: