Romeu Zema participa da abertura nacional do plantio da soja, em Capinópolis, no Triângulo Mineiro

Conteúdo Principal

Romeu Zema participa da abertura nacional do plantio da soja, em Capinópolis, no Triângulo Mineiro

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Governador destacou apoio da gestão ao produtor rural e esforço para facilitar o trabalho no campo
Publicado em:

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (24/9), da 9ª Edição do Projeto Soja Brasil, que marca a abertura nacional do plantio da soja para a safra 2020/2021. O evento foi realizado na Fazenda Dois Corações, em Capinópolis, no Triângulo Mineiro.

Minas Gerais é o sexto maior produtor de soja do Brasil, com participação de 5% na produção nacional. Na safra 2019/2020, o estado alcançou 6,2 milhões de toneladas produzidas, crescimento de 14,6% em relação à safra anterior, maior produção registrada na série histórica que teve início em 1976/77.

Durante a solenidade, Zema destacou a importância do grão para a economia mineira e reafirmou o compromisso de facilitar a vida do produtor rural, que gera emprego e renda no campo.

“Tudo o que depende de trabalho do Poder Executivo tem sido feito na minha gestão. Nos últimos anos, o Governo de Minas criou uma série de limitações, e agora estamos indo exatamente no caminho contrário. Eliminamos burocracias, procedimentos e estamos agilizando tudo o que depende de resposta do Estado. Nosso objetivo é que o Estado deixe de ser um obstáculo a quem produz, tanto no campo quanto nas cidades”, afirmou.

Exportação

No período de janeiro a agosto de 2020, Minas Gerais exportou cerca de US$ 1,5 bilhão de soja em grãos, farelo de soja e óleo de soja, crescimento de 40,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O volume alcançou 4,3 milhões de toneladas, crescimento de 47%. O complexo soja (grãos e óleo) tem participação de 27% no total exportado do agronegócio mineiro.

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, afirmou que a projeção é de crescimento do agronegócio mineiro.

“A expectativa é que tenhamos um aumento de 20% na produção agropecuária neste ano. Isso é muito importante, principalmente nesse momento de crise fiscal vivido em Minas. A agricultura tem ajudado muito e isso é fruto do trabalho do produtor rural”, disse.

Imagem removida.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Minas Gerais (Aprosoja/MG), Wesley Barbosa, elogiou a importância de parceria entre associações e poder público para fortalecer o mercado.

“Demonstro a força que essa união tem, fazendo valer direitos, deveres e interesses dos associados para assegurar a sustentabilidade de seus negócios agrícolas, preservar o mercado nacional e internacional. Forças reunidas podem mudar o que precisa ser mudado”, defendeu.

Também participaram do evento o presidente da Faemg, Roberto Simões; o presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza; o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz; deputados estaduais e federais; entre outras autoridades.

Agronegócio em Minas

O Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio de Minas Gerais cresceu 5,12% no ano passado em comparação a 2018 (Cepea/USP).

A colheita da safra de grãos (2019/2020) será recorde em 2020, com 15,4 milhões de toneladas. O café terá, também, um resultado inédito, com estimativa de colheita de 32 milhões de sacas.

As exportações do agronegócio mineiro cresceram 10% em 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, gerando receita de US$ 5,7 bilhões.

 

Agência Minas

Foto: Gil Leonardi / Imprensa

Compartilhe via: