Epamig realiza 2º Encontro Tecnológico do Vale do Rio Pomba

Conteúdo Principal

Epamig realiza 2º Encontro Tecnológico do Vale do Rio Pomba

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento será online e inscrições podem ser feitas pela internet
Publicado em:

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizará nos dias 23 e 24 de setembro, por meio de webinar, a 2º edição do Encontro Tecnológico no Vale do Rio Pomba. A programação abordará temas como as potencialidades do café canéfora, a produção sustentável do café conilon, cultivares de arroz, além de compartilhar resultados sobre intensificação de pastagens e manejo produtivo na piscicultura. O evento acontecerá das 18h às 19h30 e as inscrições podem ser feitas no site da empresa (clique aqui).

No primeiro dia de webinar, os pesquisadores Fábio Tancredi e Waldênia de Melo Moura irão abordar as possibilidades e técnicas para a cafeicultura. “Minas Gerais possui potencial para se tornar um grande produtor de café canéfora. As projeções são de aumento da produção, consumo e exportação. Iremos mostrar que a cultivar se configura como uma boa oportunidade”, incentiva Tancredi.

Na sequência, Waldênia Moura falará sobre o manejo de café conilon. Para encerrar o primeiro dia, o pesquisador Plínio Soares apresentará resultados de pesquisas com a indicação das cultivares de arroz mais adaptadas para Minas Gerais.

As apresentações sobre piscicultura serão feitas pelos pesquisadores Alexmiliano Vogel e Giovanni Resende. Os participantes serão orientados sobre o aproveitamento de açudes e técnicas para a criação de peixes em tanque rede. Sistemas produtivos, distinção entre reservatórios e açudes particulares, caracterização do ambiente produtivo, escolha do local, dimensionamento, simulações e estudos de casos também estarão entre os pontos abordados.

“Vamos falar sobre os cuidados que devem ser tomados quando se pretende cultivar peixes comerciais utilizando o sistema de tanques-rede instalados em açudes particulares. O objetivo é mostrar ao produtor o diferencial em ganho de eficiência e segurança quando ele atende as principais recomendações e detalhes dessa estratégia produtiva”, explica Rezende.

A Intensificação do uso de pastagens será o tema trabalhado por Domingos Sávio. O pesquisador vai abordar técnicas de manejo e de adubação para intensificar, estender o uso das pastagens e proporcionar melhoria aos rebanhos. Domingos vai utilizar o Informe Agropecuário da Epamig sobre produção intensiva de pastagens como apoio para sua apresentação.

As pesquisas são desenvolvidas em parceria com a Emater-MG, Embrapa, UFLA, Incaper, UFV e Unimontes, com financiamento da Fapemig, CNPQ e Consórcio Pesquisa Café.

SERVIÇO

Evento: 2º Encontro Tecnológico no Vale do Rio Pomba

Data: 23 e 24 de setembro de 2020

Horário: 8h às 19h30

Inscrições gratuitas: http://www.epamig.br/encontro-tecnologico-vale-rio-pomba/

 

Ascom/Epamig

Compartilhe via: