IMA destaca benefícios da Saúde Única

Conteúdo Principal

IMA destaca benefícios da Saúde Única

Submitted by Anônimo (não verificado) on
No dia do médico veterinário, conceito tem sido tema de estudos e debates que abordam a interação da saúde entre pessoas, animais e meio ambiente
Publicado em:

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), homenageia os fiscais agropecuários formados em medicina veterinária que, com dedicação e profissionalismo, trabalham na defesa sanitária de Minas Gerais. Em prol da sanidade dos rebanhos e da inspeção sanitária, os servidores contribuem para que produtos como carne, leite e queijo cheguem com segurança e qualidade à mesa do consumidor mineiro.

Essenciais para toda a sociedade, os médicos veterinários do IMA atuam como fiscais agropecuários nas fazendas, frigoríficos, estabelecimentos comerciais, nas barreiras sanitárias em rodovias e no diagnóstico de doenças em laboratórios. Seja na fiscalização, na inspeção ou na certificação, o conceito “Saúde Única” ganha força com as atividades orientadas pela sustentabilidade e o avanço da globalização que, entre seus efeitos, estimulam cada vez mais a interação entre pessoas, animais, e meio ambiente. A medicina veterinária é a única área que atua rotineiramente na interface desses três pilares.

Fiscal agropecuária do IMA, a médica veterinária Handreza Junqueira explica que a Saúde Única é uma abordagem que reconhece a saúde humana intrinsecamente ligada à saúde dos animais e ao meio ambiente compartilhado, tendo como objetivo alcançar resultados ideais por meio da colaboração e interação das áreas. “O conceito se tornou mais importante nos últimos anos com o avanço da globalização que, por consequência, trouxe mais interações. O avanço das evidências científico-tecnológicas está aumentando a consciência, o conhecimento e a compreensão da interdependência da saúde humana, animal e ambiental”, analisa.

Handreza discorre sobre o crescimento das populações que se expandem geograficamente, aproximando o contato entre os habitats humanos e de animais selvagens, o que aumenta o risco de exposição a novos vírus, bactérias e outros patógenos causadores de doenças. “A mudança climática e o uso da terra, como o desmatamento e práticas agrícolas intensivas causam perturbações nas condições ambientais e habitats. O relacionamento mais intenso com os animais, educação e alimentação alteram o equilíbrio ambiental e a globalização intensifica o movimento de pessoas, animais e produtos de origem animal”, argumenta.

Todas essas mudanças, diz a médica veterinária, levam à disseminação de graves zoonoses, doenças transmitidas do animal para os humanos. “Os animais também compartilham da nossa suscetibilidade a algumas doenças e riscos ambientais. Por causa disso, podem servir como primeiros sinais de alerta de doenças humanas em potencial. Rastrear doenças em animais ajuda a mantê-los saudáveis e a prevenir surtos de doenças em pessoas”, observa.

Benefícios - Entre os benefícios da Saúde Única está a melhoria da saúde animal e humana por meio da colaboração entre todas as ciências da saúde. “O que estimula o desenvolvimento contínuo de centros de excelência, promove treinamentos para o meio acadêmico e impulsiona a criação de projetos e programas inovadores”, destaca.

Handreza Junqueira acrescenta ainda que a Saúde Única incentiva a implementação de políticas públicas que desenvolvem soluções a diversos desafios atuais. “Trabalhando juntos, muito mais pode ser realizado para melhorar a saúde pública”, conclui.

 


Rodolpho Sélos - Ascom/IMA

Foto: divulgação/IMA

Compartilhe via: