Série Agrotecnologia no dia a dia destaca a citricultura

Conteúdo Principal

Série Agrotecnologia no dia a dia destaca a citricultura

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Novo vídeo está disponível no Canal da Epamig no Youtube
Publicado em:

Versáteis, saborosas e nutritivas, as frutas ocupam posição de destaque nas mesas e na economia mineira. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) atua no desenvolvimento de tecnologias para o cultivo, manejo, colheita, pós-colheita e processamento de diferentes tipos de frutas. Dentre as espécies pesquisadas estão os citros, tema da semana na série Agrotecnologia no dia a dia, disponível no canal da empresa no YouTube.

As frutas cítricas são ricas em minerais, fibras, vitaminas do complexo B e, principalmente, em vitamina C, conhecida pelas propriedades antioxidantes e por atuar no reforço da imunidade. Os citros mais populares são a laranja, o limão e a tangerina, que são consumidas in natura ou como sucos. No vídeo, a pesquisadora da EPAMIG Ester Ferreira fala sobre algumas características dos cítricos e ensina como aproveitar melhor as propriedades nutricionais na preparação e conservação de sucos.

Minas Gerais é o segundo maior produtor nacional de laranja, tangerina e limão-Tahiti. O cultivo está presente em quase todos os municípios do estado, seja em pomares domésticos de chácaras, sítios e afins, ou em áreas comerciais. O Triângulo Mineiro destaca-se pela produção de laranjas, destinadas a indústria de sucos. Já o Sul de Minas e a região Central são grandes produtores de tangerinas, o Norte de Minas é o maior produtor e também exporta Limão-Tahiti.

As principais linhas de pesquisa em andamento na EPAMIG contemplam o manejo e o controle do Greening, doença bacteriana que mais atinge as plantas cítricas no mundo e que não tem cura. Além da avaliação de diferentes combinações de porta-enxerto e copa, com o objetivo de identificar cultivares adaptadas as condições do estado de Minas Gerais na busca por novos mercados. O trabalho analisa também o plantio adensado, diferentes espaçamentos e o cultivo consorciado com foco no melhor aproveitamento de área e na redução do impacto do Greening nos pomares.

Este é o quinto vídeo publicado pela série “AgroTecnologia no dia a dia”, ação comemorativa aos 46 anos da Epamig, completados no mês agosto. Dentre os temas já apresentados estão: a receita de uma geleia de vinagreira (planta alimentícia não convencional), e dicas para o armazenamento de queijos, para o uso de azeites na culinária e para o preparo de cafés. O objetivo é trazer para o público conteúdos que representem a presença das tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária no cotidiano da população.

 

Mariana Vilela Penaforte de Assis - Ascom/Epamig

Foto: Ester Ferreira

 

Compartilhe via: