Servidores da Seapa participam de treinamento para o uso de dados no combate à Covid-19

Conteúdo Principal

Servidores da Seapa participam de treinamento para o uso de dados no combate à Covid-19

Submitted by Anônimo (não verificado) on
A secretaria foi uma das cinco instituições públicas de todo o país selecionadas para o Laboratório SGB, que teve início nesta semana
Publicado em:

Com o objetivo de aprimorar o uso dos dados sobre a Covid-19 na tomada de decisão das políticas públicas voltadas para a agricultura, a equipe - formada por seis servidores da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) - iniciou nesta semana o treinamento do Laboratório SGB, iniciativa do Social Good Brasil (SGB) em parceria com o Instituto Humanize. Além da Seapa, a Secretaria de Saúde (SES) de Minas Gerais também foi selecionada, ao lado de instituições estaduais de Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro.

O SGB é uma organização da sociedade civil (OSCIP) fundada em 2012. A sua criação contou com o apoio da Fundação das Nações Unidas, que lidera o projeto +Social Good em todo o planeta. O Laboratório tem como foco “compartilhar a expertise no desenvolvimento de soluções em dados para o enfrentamento da Covid-19, colocada em prática com o governo do Estado de Santa Catarina por meio da atuação colaborativa de um núcleo intersetorial”, conforme a própria organização.

O chefe da Assessoria Estratégica (Aest) da Seapa, Daniel Dias Amorim, que é um dos seis servidores do Sistema Agricultura que estão passando pelo treinamento, conta que a entidade recebeu, ao todo, 30 inscrições para o projeto, sendo nove delas de Minas Gerais. “Após a inscrição, foi necessário apresentar um projeto para que fizessem a seleção. Como a Seapa, o IMA e a Emater-MG vinham levantando semanalmente, desde o início da pandemia, dados de produção, agroindústria, comercialização e preços da agropecuária no estado, apresentamos um projeto no sentido de compreender melhores formas de apresentação destes dados e de aplicá-los nas tomadas de decisão da secretaria e suas vinculadas”, detalha.

Ainda de acordo com Amorim, os participantes terão uma série de encontros virtuais neste mês, quando serão apresentadas experiências consolidadas, como a do governo de Santa Catarina, que utilizou dados do coronavírus no estado em apoio aos municípios. “Também já fomos apresentados à nossa mentora, a professora da UFRGS Dinara Fernandez. Ela, que é doutora em agronomia e mestra em estatística, fará uma consultoria para nos auxiliar nesse projeto, que será desenvolvido ao longo de outubro e apresentado no início de novembro”, acrescenta o chefe da Aest.

Difusão da metodologia

O Laboratório SGB não visa apenas capacitar e certificar os servidores públicos, mas ensinar uma metodologia para que, no futuro, ela seja aplicada na prática e difundida no estado. “Eles deixam claro que o objetivo é, depois, replicarmos esse conhecimento internamente, divulgar para os outros órgãos do Estado e, também, aplicarmos em outros dados que o Sistema Agricultura trabalha”, finaliza Amorim.

Além dele, também integram a equipe do Laboratório SGB o subsecretário de Política e Economia Agropecuária, João Ricardo Albanez; o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária, Carlos Eduardo Bovo; o analista de tecnologia da informação da Seapa Vitor Queiroz; o diretor técnico do IMA, Bruno Rocha; e Fernando Tejada, coordenador estadual de Planejamento e Gestão da Emater-MG.

O Laboratório SGB será realizado até 5 de novembro, totalizando 10 semanas de trajetória. Além das secretarias mineiras, também participam do treinamento a Secretaria de Saúde de Pernambuco e as secretarias de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro e Alagoas.

Jornalista responsável: José Vítor Camilo

Foto: Reprodução/Apresentação Laboratório SGB

Compartilhe via: