Seapa participa de debate virtual promovido pelo Sou BH

Conteúdo Principal

Seapa participa de debate virtual promovido pelo Sou BH

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Encontro discutiu desafios colocados para o agronegócio após a pandemia
Publicado em:

“O agronegócio e seus novos desafios” foi o tema do debate virtual promovido pelo Sou BH na noite desta terça-feira (1°/9), em mais uma edição do Sou BH Talks, transmitida pelo YouTube. O bate-papo mediado pela comunicadora Patrícia Lisboa contou com a participação do subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez. Participaram também da conversa o CEO do NovoAgro Ventures, Léo Dias, e a coordenadora da Assessoria Técnica do Sistema Faemg, Aline Veloso.

A inovação tecnológica, a importância da pesquisa no campo e o protagonismo do Brasil como grande produtor mundial de alimentos foram alguns dos pontos abordados durante a conversa que durou pouco mais de uma hora e contou com a participação de dezenas de internautas.

As políticas públicas voltadas para o fortalecimento do agronegócio mineiro também foram colocadas em destaque. “A assistência técnica e a extensão rural, por exemplo, são uma tradição representada pelo serviço da Emater-MG. O alcance da empresa em quase 90% dos municípios é um instrumento de política agrícola essencial por levar a informação aos produtores”, ressaltou Albanez.

O subsecretário relembrou, ainda, de como a pesquisa agropecuária, incentivada ao longo de décadas, contribuiu para que o agronegócio no estado chegasse ao patamar atual. “Nós só estamos aqui, debatendo a grandeza do agronegócio, porque houve uma política de investimento na formação de profissionais. Nós avançamos muito na pesquisa e só conseguimos ganhar mercado devido à qualidade e a segurança em defesa agropecuária”, ressaltou.

O risco de desabastecimento que gerou temor durante as primeiras semanas da pandemia causada pelo novo coronavírus também foi comentado durante o evento. Albanez relembrou que houve até mesmo casos de corrida aos supermercados. “As pessoas, em um primeiro momento, se preocuparam com o desabastecimento. No entanto, a estrutura do setor estava muito bem delineada e todos perceberam que não havia necessidade de estocar alimentos. Ou seja, não apenas assegurando a alimentação para a população, como também exportando em plena pandemia”, conclui o subsecretário.

 

Raul Mariano - Ascom/Seapa

Compartilhe via: