Seapa participa de debate virtual promovido pelo Sou BH

Seapa participa de debate virtual promovido pelo Sou BH

Encontro discutiu desafios colocados para o agronegócio após a pandemia

“O agronegócio e seus novos desafios” foi o tema do debate virtual promovido pelo Sou BH na noite desta terça-feira (1°/9), em mais uma edição do Sou BH Talks, transmitida pelo YouTube. O bate-papo mediado pela comunicadora Patrícia Lisboa contou com a participação do subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez. Participaram também da conversa o CEO do NovoAgro Ventures, Léo Dias, e a coordenadora da Assessoria Técnica do Sistema Faemg, Aline Veloso.

A inovação tecnológica, a importância da pesquisa no campo e o protagonismo do Brasil como grande produtor mundial de alimentos foram alguns dos pontos abordados durante a conversa que durou pouco mais de uma hora e contou com a participação de dezenas de internautas.

As políticas públicas voltadas para o fortalecimento do agronegócio mineiro também foram colocadas em destaque. “A assistência técnica e a extensão rural, por exemplo, são uma tradição representada pelo serviço da Emater-MG. O alcance da empresa em quase 90% dos municípios é um instrumento de política agrícola essencial por levar a informação aos produtores”, ressaltou Albanez.

O subsecretário relembrou, ainda, de como a pesquisa agropecuária, incentivada ao longo de décadas, contribuiu para que o agronegócio no estado chegasse ao patamar atual. “Nós só estamos aqui, debatendo a grandeza do agronegócio, porque houve uma política de investimento na formação de profissionais. Nós avançamos muito na pesquisa e só conseguimos ganhar mercado devido à qualidade e a segurança em defesa agropecuária”, ressaltou.

O risco de desabastecimento que gerou temor durante as primeiras semanas da pandemia causada pelo novo coronavírus também foi comentado durante o evento. Albanez relembrou que houve até mesmo casos de corrida aos supermercados. “As pessoas, em um primeiro momento, se preocuparam com o desabastecimento. No entanto, a estrutura do setor estava muito bem delineada e todos perceberam que não havia necessidade de estocar alimentos. Ou seja, não apenas assegurando a alimentação para a população, como também exportando em plena pandemia”, conclui o subsecretário.

Raul Mariano - Ascom/Seapa