Jovem rural do Vale do Jequitinhonha conta com assistência técnica da Emater-MG para se manter no campo

Morador de Santo Antônio do Jacinto, Dueslei, de 27 anos, sonhava em trabalhar com pecuária leiteira desde a adolescência

Diferente de muitos jovens rurais, Dueslei Pereira Mendes, de 27 anos, desde adolescente pensava em trabalhar na pecuária leiteira. Morador do município de Santo Antônio do Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, há cinco anos ele iniciou a atividade. De lá para cá, Dueslei teve de superar muitos desafios e contou com as orientações técnicas da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tendo acesso à políticas públicas que viabilizaram investimentos na atividade.

“Eu sempre quis mexer com essa área. A vontade era sempre isso. Eu não tenho planos de ir embora”, afirma Dueslei Mendes.

O pecuarista conta que começou com um rebanho de seis vacas. Segundo ele, os animais eram de qualidade inferior e, por isso, produziam pouco. Orientado pelos extensionistas da Emater-MG, Dueslei conseguiu melhorar o manejo do gado. Além disso, foi sugerido a ele participar do Plano Brasil Sem Miséria do governo federal. O programa conta com a parceria da Emater–MG para viabilizar o acesso aos recursos financeiros e a execução dos projetos.

Por meio do programa, Dueslei recebeu recursos no valor de R$ 2,4 mil. “Foi uma parcela de mil e outra de R$1.400. Com esse dinheiro eu fiz cercas na propriedade e fiz o plantio de uma capineira para, na seca, ter comida para o gado”, explica.

O jovem pecuarista também foi beneficiado pelo Projeto Dom Helder Câmara, que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável. A inciativa é uma parceria entre a Emater-MG, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Cidadania, Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (Fida) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Em 2019, ele obteve recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Mais uma vez contou com a assistência técnica da Emater-MG. A empresa é uma das entidades responsáveis pela emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e responsável por elaborar projeto técnico necessário para a liberação dos recursos. Com o financiamento pelo Pronaf, o produtor adquiriu 15 vacas com melhor padrão genético para aumentar a produção de leite da propriedade, comercializada no próprio do município.

“Nesses programas que eu participei, eu ganhei conhecimento para desenvolver a minha atividade. E foi muito importante o suporte dos extensionistas da Emater”, diz o pecuarista.

“A propriedade do Dueslei é uma referência aqui para o município. Ele é diferenciado. É um jovem de visão e que vai melhorar muito mais”, ressalta o técnico da Emater-MG, Laércio Faria.

Trabalho com Jovens rurais no estado

Em Minas Gerais, a Emater-MG em parceria com outros órgãos tem desenvolvido diversas ações com jovens rurais por meio do Projeto Dom Helder, Plano Brasil Sem Miséria, Projeto Piloto e Projeto Piloto Ater Leite. No total são 1.613 jovens atendidos nestes projetos, além dos que são atendidos nas atividades de rotina dos extensionistas.

“Inserir estes jovens nas políticas públicas da agricultura familiar, além de dar visibilidade a esta categoria, os capacita e qualifica, em serviço, para as atividades produtivas, gestão de projetos, formação cidadã e garantia de geração de renda”, ressalta a coordenadora Estadual de Metodologia de Extensão Rural da Emater-MG, Helena Silva.

Ela ainda lembra que a permanência dos jovens no campo garante a sucessão na agricultura familiar. “É com a juventude rural que se espera a consolidação da inovação no campo, com a utilização de tecnologias e ferramentas digitais de gestão nas propriedades, além de garantir a produção de alimentos para a sociedade”.

Sebastião Avelar - Ascom Emater-MG

Fotos: Arquivo Emater-MG