Secretária Ana Valentini participa de eventos on-line no Dia do Produtor Rural Mineiro

Webinar e live discutiram políticas públicas e impactos da pandemia sobre a agricultura

No Dia do Produtor Rural Mineiro, dois eventos virtuais contaram com a participação da Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini. O primeiro foi um webinar do Sistema Ocemg, que discutiu políticas públicas do setor. O segundo, uma live promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), onde falou sobre as expectativas para o agronegócio após a pandemia.

Na live com o presidente da Faemg, Roberto Simões, vários assuntos ligados aos impactos da Covid-19 foram abordados, dentre eles a necessidade cada vez mais urgente de cuidados com a sanidade animal e a rastreabilidade da produção agropecuária oriunda do campo.

A secretária Ana Valentini ressaltou a importância do trabalho de fiscalização realizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “O que a pandemia vai trazer é uma preocupação maior com a procedência dos alimentos. Até onde se sabe, a Covid-19 se originou a partir de um problema de inspeção sanitária na China. Por isso, estamos buscando ferramentas para tornar o IMA cada vez mais ágil”, afirmou.

Ela relembrou, ainda, do trabalho concomitante realizado pela Emater-MG, no apoio constante aos produtores mineiros, e pela Epamig, na realização de pesquisas que trazem respostas aos desafios surgidos diariamente na rotina do campo.

Ana Valentini reforçou a importância de provocar na sociedade a reflexão sobre o papel da agricultura para o desenvolvimento do país. “Temos que pensar um pouco além das fronteiras. Precisamos fazer com que as pessoas entendam que, no planeta, o Brasil detém as melhores condições para produzir alimentos com qualidade. Ou seja, temos boa disponibilidade hídrica, solos, temperatura e luminosidade”, disse.

Cooperativismo e políticas públicas

Já o encontro virtual promovido pelo Sistema Ocemg fez parte da programação da semana em que foi comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo (4/7) e teve como tema "Políticas Públicas do Setor Agropecuário e a Agricultura Familiar".

Durante o webinar, Ana Valentini destacou a importância do cooperativismo no desenvolvimento econômico do estado. "O cooperativismo ajuda a agricultura familiar ao incluir, organizar, prestar assistência técnica e informação aos nossos produtores. Além da importância financeira, as cooperativas também têm um destaque no desenvolvimento social, reduzindo as desigualdades. Por isso defendo a inclusão do cooperativismo nas escolas, pois acredito que ele é o caminho não só para os produtores terem uma melhor condição de vida, mas para termos uma sociedade mais organizada como um todo", defendeu a secretária na videoconferência.

Imagem removida.

O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, também participou do bate-papo. Ele destacou a importância do decreto 47.999, assinado pelo governador Romeu Zema no último dia 2 de julho, que regulamenta o Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria de Minas Gerais, o Cooperaf-MG.

"O texto deste decreto foi debatido com várias entidades, como a própria Ocemg, a Fetaemg, a Unicafes, o Sebrae e outros órgãos de governo, visando propiciar que os agricultores e agroindústrias familiares tenham cada vez mais acesso ao mercado e se tornem mais fortes", pontuou Albanez.

Além da secretária Ana Valentini e do subsecretário João Albanez, a webinar também contou com a participação do presidente e com o assessor institucional da Ocemg, Ronaldo Scucato e Geraldo Magela, respectivamente; e com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, fez uma surpresa ao aparecer na abertura e agradecer ao cooperativismo mineiro.

Raul Mariano e José Vítor Camilo - Assessoria de Comunicação / Seapa

Fotos: Reprodução