Oferta adequada de água ao rebanho resulta em maior produção de leite

Conteúdo Principal

Oferta adequada de água ao rebanho resulta em maior produção de leite

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Pesquisador da Epamig esclarece que planejar e realizar gestão eficiente da água impulsiona a produção de leite, promove saúde e bem estar animal
Publicado em:

Pode parecer óbvio, mas ainda hoje é preciso discutir os benefícios da ingestão adequada de água por bovinos nas fazendas do Brasil. Na pecuária leiteira, o que se observa em muitos empreendimentos do país é negligência na disponibilidade de água e nos cuidados com os bebedouros dos animais. De acordo com o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Adriano Guimarães, a água disponível para bebida é, sem dúvida, a principal fonte líquida para os rebanhos. Privar os animais de água, mesmo que por curtos períodos de tempo, gera estresse e pode impactar a produção de leite, o consumo de matéria seca, o ganho de peso, a regulação térmica e a reprodução.

Adriano aponta que a água destinada ao consumo animal deve ser o foco de mais atenção por parte dos pecuaristas e gestores de fazendas. Além disso, para ele a preocupação com o fornecimento de água aos animais, em quantidade e qualidade, é crucial para obtenção de índices mais produtivos e para a diminuição da incidência de determinadas doenças.

"A água é considerada o nutriente de maior demanda quantitativa pelo ruminante e apresenta inúmeras funções vitais. É requerida para manutenção dos fluídos corporais, provê ambiente seguro ao feto, auxilia na digestão, absorção e metabolização dos nutrientes da dieta, é crucial para eliminação de excreções, regulação da temperatura corporal e é fundamental para a lactação, já que cerca de 87,5% do leite é composto de água", destaca Adriano.

Trabalhos sobre pecuária de leite mostram que quando bebedouros são instalados no pasto e na sala de ordenha há aumento de até 5% na produção de leite. Os estudos foram feitos em comparação com o fornecimento de água somente na sala de ordenha, duas vezes ao dia. O aumento da produção ocorre porque o uso estratégico de bebedouros bem distribuídos nas propriedades contribui para reduzir os gastos energéticos dos animais na busca por água, o que resulta em mais lucro para o produtor.

Você já ouviu o ditado que diz que “quem chega primeiro bebe água limpa”? Ainda de acordo com resultados de trabalhos de pesquisa, os bovinos têm mais preferência por água disponibilizada em bebedouros a água de açudes, córregos, minas e riachos. Isso ocorre porque a água de fontes naturais não permanece limpa por muito tempo, o que reduz o consumo por parte dos animais que chegam posteriormente para “matar a sede”.

As vacas leiteiras mostram preferência e bebem mais água em bebedouros maiores, mais baixos e mais rasos. Logo, as características como forma, tamanho, altura, área do espelho d’água, número e disposição de bebedouros nas instalações influenciam diretamente no consumo de água do rebanho. Para ajudar, preparamos a seguir alguns dicas e instruções sobre como instalar e cuidar dos bebedouros.

Dicas para instalação e limpeza de bebedouros

Com o objetivo de reduzir custos, muitos bebedouros são construídos com materiais reciclados ou de menor valor de mercado, como manilhas de cimento, tambores plásticos e caixas d’água. Segundo o pesquisador Adriano Guimarães, o importante nesses casos é conciliar disponibilidade de água de qualidade e facilidade nos processos de limpeza. "Caso contrário, os bebedouros podem acumular algas, sedimentos e alguns contaminantes capazes de ocasionar problemas na propriedade", afirma.

Os projetos hidráulicos devem contemplar bebedouros de enchimento rápido. O objetivo é renovar a água com frequência e não deixar as vacas esperando por muito tempo. Os encanamentos e conexões precisam ser de calibre compatíveis ao volume de água necessário. Algumas vacas, a depender do tamanho corporal e da avidez, são capazes de ingerir grandes quantidades de água por minuto.

Como dica de limpeza, monitore a turbidez e a formação de limo nas paredes internas do bebedouro. Esses são bons indicativos para higienização. Além disso, fique atento para o enxágue correto quando utilizar sanitizantes ou detergentes antes do enchimento dos bebedouros. Por fim, não se esqueça de monitorar o pH da água quando fazer uso de cal nas paredes internas.

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig

Compartilhe via: