Laboratórios do IMA são auditados pelo Inmetro

Conteúdo Principal

Laboratórios do IMA são auditados pelo Inmetro

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Exames e diagnósticos apoiam diversos segmentos da agropecuária
Publicado em:

O Laboratório Química Agropecuária (LQA), que compõe a rede laboratorial do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), foi auditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a manutenção da acreditação nos ensaios de resíduos de agrotóxicos, diagnósticos fitossanitários em insetos, fungos e nematoides. O Inmetro também auditou a extensão do escopo nos parâmetros físico-químicos em produtos cárneos, queijos e lácteos enviados por fiscais agropecuários do IMA e coletados em propriedades rurais e indústrias. Os auditores da CGCRE recomendaram a manutenção da acreditação e a concessão da extensão da acreditação dos ensaios avaliados. 

O cronograma de coleta de amostras é elaborado pela Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal do IMA e, de posse do relatório de ensaio emitido pelo laboratório, os fiscais agropecuários tomam as ações pertinentes a cada caso. “A população pode confiar quando for consumir um produto que tenha o símbolo do IMA na embalagem, pois este produto foi analisado por uma equipe técnica competente e os resultados são totalmente rastreáveis”, afirma o responsável pela Unidade de Gestão da Qualidade do IMA, o fiscal agropecuário Alexandre Augusto Soares.

Além de provar o reconhecimento da competência técnica da equipe do laboratório, manter a acreditação junto à CGCRE traz diversas vantagens. “Passamos por avaliações criteriosas realizadas por auditores independentes. A acreditação ajuda a conquistar mercados, aumentando o reconhecimento e aceitação de nossos relatórios de ensaios emitidos”, disse.

Segundo Alexandre Augusto Soares, nesse contexto, a acreditação é uma ferramenta essencial, cujo maior atributo é justamente ter aceitação global. “É fruto de um intenso trabalho técnico, complexo e envolvente, que não se resume apenas a possuir as competências necessárias para esse trabalho, mas também de demonstrar essa competência a todos, no caso para avaliadores da CGCRE”, comenta.

Rede laboratorial qualificada – Qualificada para realizar exames e diagnósticos de apoio a diversos segmentos da atividade agropecuária, a rede laboratorial do IMA é composta pelo Laboratório de Saúde Animal (LSA) e pelo Laboratório de Química Agropecuária (LQA). Ambas as unidades possuem ensaios acreditados pela CGCRE e também fazem parte da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mais informações sobre os serviços prestados pela Rede Laboratorial do IMA podem ser consultadas em ima.mg.gov.br.

Rodolpho Sélos - Ascom/IMA

Foto: Divulgação/IMA

 

Compartilhe via: