Primeira reunião do Cedraf-MG no ano teve balanço das ações para a agricultura familiar

Além disso, uma instituição foi aprovada pelo colegiado e estará apta a executar assistência técnica no estado

Foi realizada, na última quinta-feira (12/3), a primeira reunião ordinária de 2020 do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedraf-MG) – colegiado que articula, analisa e monitora políticas públicas que envolvem o desenvolvimento sustentável da agricultura família, dentre outros temas.

Durante o encontro, que contou com representantes do governo e de organizações da sociedade civil, a Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) fez um balanço das entregas voltadas para a agricultura familiar no ano passado e, também, traçou um planejamento para 2020.

Entre as entregas de 2019 estão dois cursos do Certifica Minas Orgânico, com habilitação de 59 consultores externos, capacitação de 48 técnicos do Sistema da Agricultura e 29 propriedades certificadas; e outros dois cursos do Certifica Minas Sem Agrotóxicos (SAT), que terminaram com a capacitação de 23 consultores externos e 27 propriedades certificadas.

Além disso, o programa Garantia Safra beneficiou 36.241 mil agricultores familiares de 100 municípios. Outras 134 famílias receberam benefícios do programa Irriga Minas. O programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco teve um investimento de R$ 3,6 milhões com ações em 26 municípios.

Já para 2020, a projeção da superintendência é que, até o fim do primeiro semestre, o Irriga Minas terá beneficiado com kits de irrigação 495 agricultores familiares de 40 municípios do Norte de Minas (R$ 333 mil de investimento) e outros 134 produtores em 16 cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (R$ 100 mil). Também estão previstas entregas de kits de apicultura para 16 prefeituras mineiras e, por fim, um investimento do programa Pró-Pequi de cerca de R$ 1 milhão no controle de pragas que afetam os pequizeiros.

Ainda durante a reunião, a Superintendência de Abastecimento e Cooperativismo da Seapa fez um balanço de suas entregas no ano passado. Foram promovidos eventos como o Encontro dos Produtores Rurais para Fortalecimento do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria; o Simpósio Compras Públicas da Agricultura Familiar; a Semana do Pescado; o Seminário Mineiro da Cachaça; a Agritech Experiences; o Seminário de Queijos Artesanais e o 1º Concurso de Queijo de Leite de Cabra e Ovelha do Sudeste.

A Superintendência de Regularização Fundiária apresentou o seu resultado no ano passado, quando foram regularizados os títulos de 1.010 famílias no estado. Em 2020, já foi iniciado um mutirão com chamamento que visa cadastrar mais de 20 mil posseiros, abrangendo 50 cidades.

Assistência Técnica

Ainda durante o 1ª reunião do Cedraf-MG em 2020, a Cooperativa Agropecuária de Unaí (Capul) foi aprovada pelo colegiado e está apta a prestar assistência técnica no estado.

A entidade, que tem 55 anos de existência e conta com 58 associações cooperadas, auxilia os produtores na obtenção de certificações municipais em sete produtos, além de oferecer mais de dez tipos diferentes de capacitação técnica, entre elas qualidade do leite; fertilidade do solo; nutrição animal; irrigação; produção de silagem; cultivo do café conillon; dentre outras.

José Vítor Camilo - Ascom / Seapa

Foto: Seapa / Divulgação