Epamig é parceira na realização do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência

Epamig é parceira na realização do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência

Evento promovido pela ALMG vai coletar sugestões para o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é uma das instituições parceiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na realização do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência. Com o objetivo de recolher sugestões da população para a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e de debater a ciência, a pesquisa, a tecnologia e a inovação como propulsoras do desenvolvimento econômico e social, o Fórum contará com nove encontros regionais e uma etapa final que acontecerá entre os dias 27 e 29 de maio, em Belo Horizonte.

O primeiro encontro regional será no dia 9 de março, em Juiz de Fora. Os demais acontecem nos municípios de Varginha, Montes Claros, Araçuaí, Ipatinga, Uberlândia, Belo Horizonte, Divinópolis e Ouro Preto.  As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da ALMG, no qual também está disponível a programação completa do Fórum.

Biomas e bieconomia e agropecuária e agricultura familiar estão listados entre os temas que compõe o eixo estratégico das discussões. Também estarão em debate: possibilidades de fomento para pesquisa, tecnologia e inovação; diversificação das atividades econômicas; desenvolvimento regional; desenvolvimento econômico e social; popularização da ciência; inovação tecnológica; integração dos sistemas estadual e nacional de ciência e tecnologia; e aumento da interação entre sociedade, empresas e centros de pesquisa por meio de plataformas digitais.

O Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência: por um desenvolvimento inclusivo e sustentável foi lançado oficialmente em setembro de 2019. Desde então têm sido realizadas reuniões preparatórias com a participação das instituições parceiras para a definição da programação e envolvimento da população em ações que buscam defender a destinação de recursos para o financiamento das instituições de pesquisa e ensino no Estado.

Para obter mais informações e se inscrever basta clicar AQUI.

Cronograma dos Encontros Regionais

Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Varginha