BELO HORIZONTE (05/11/2019) - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), cedeu um caminhão isotérmico para o Município de Brumadinho. A entrega foi feita nessa segunda-feira, (4/11), na Cidade Administrativa, pela secretária de Estado Ana Maria Valentini à secretária de Agricultura do Município, Andressa Jardim.

O caminhão será utilizado para realizar o transporte de alimentos produzidos pelos agricultores familiares e entregues aos programas executados no município. “Nossa intenção é contribuir para encurtar as distâncias, diminuindo o custo logístico e o desperdício de alimentos, seja para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) ou para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”, citou Ana Valentini.

A modalidade de PAA coordenada pelo Governo de Minas é a Compra com Doação Simultânea, em que os alimentos são comprados de agricultores familiares com recursos do Ministério da Cidadania e doados a entidades socioassistencias e pessoas em situação de vulnerabilidade. Já no PNAE, os alimentos são adquiridos por meio de chamadas públicas voltadas para a composição da merenda escolar.

“Como desde o rompimento da barragem alguns compradores estão receosos em adquirir produtos de Brumadinho, principalmente hortaliças, entendemos que o caminhão também irá contribuir para o escoamento da produção junto ao mercado local, e, assim, amenizar os prejuízos enfrentados pelos agricultores”, analisa o diretor de Comercialização e Mercados da Seapa, Pedro D’Angelo Ribeiro.

O veículo cedido é fruto de convênio entre o Estado e o Ministério da Cidadania, e possui baú isotérmico para conservação de alimentos, com capacidade para transportar 8 toneladas. “Conseguimos viabilizar essa cessão porque este caminhão foi recolhido no último monitoramento antes da prestação de contas do convênio. Ele rodou apenas 4 mil km e está em excelente estado de conservação”, explica Ribeiro.

A secretária Andressa Jardim comemorou a doação do primeiro caminhão isotérmico do município. “Desde que criamos a Central de Recebimento e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar, sonhávamos em ter um caminhão desses. Tentamos, por três vezes sem sucesso, um convênio. Agora, finalmente, nosso presente chegou”, agradeceu.
De acordo com Andressa, como os produtos são transportados da zona rural à urbana em carrocerias abertas perdem qualidade ao longo do trajeto. “O caminhão vai agregar valor à produção familiar, diminuindo o desperdício e gerando mais renda para o produtor. E o mais importante, os produtos vão chegar fresquinhos até as escolas, e os estudantes terão uma merenda de melhor qualidade.”

A secretária Ana Valentini destacou a importância da entrega. “Precisamos apoiar, o máximo possível, a retomada econômica da região. Na última semana, estive reunida em Brasília com o secretário de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, José Roberto Carlos Cavalcante, para solicitar a disponibilização de mais recursos ao PAA no estado. Se formos atendidos, poderemos contemplar Brumadinho e outros municípios atingidos pelo desastre”, disse.

Mônica Salomão
Ascom/Seapa

Foto: Elaine Drumond/Seapa