zap

INSTITUCIONALIZAÇÃO E METODOLOGIA

É um instrumento de planejamento e gestão territorial para o uso sustentável dos recursos naturais pela atividade agrossilvipastoril no estado de Minas Gerais.

Pela concepção de três produtos básicos, o mapeamento do uso e ocupação da terra, a avaliação da pressão hídrica superficial e a definição das unidades de paisagem, o ZAP busca disponibilizar informações detalhadas sobre o meio natural e produtivo por sub-bacia hidrográfica de Minas Gerais. Além disso, o ZAP proporciona uma avaliação preliminar do potencial de adequação da sub-bacia, fomentando o uso adequado dos recursos naturais sob a perspectiva do manejo conservacionista

O ZAP tem sido utilizado no desenvolvimento de estudos voltados à adequação ambiental e à sustentabilidade de propriedades rurais, como Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISAs) e Planos de Adequação Socioeconômica e Ambiental (PASEAs). Instrumentos como o ZAP, ISA, PASEA e Cadastro Ambiental Rural (CAR) têm sido essenciais para a construção de processos sustentáveis no cenário agrossilvipastoril em Minas Gerais.

A metodologia nasce como contribuição essencial para as diretrizes de ordenamento e organização territorial no marco das bacias hidrográficas, além de ser uma importante ferramenta de gestão a ser aplicada nos processos de regularização ambiental, dando assim início a um processo de coerência com as estratégias de sustentabilidade nas bacias hidrográficas organizadas no estado em 36 CHs (Circunscrições Hidrográficas).

 


COMITÊ GESTOR

O Comitê Gestor do ZAP, de caráter deliberativo e consultivo, tem por finalidade, acompanhar, orientar, validar, sistematizar e disponibilizar os estudos do Zoneamento Ambiental e Produtivo elaborados pelas diversas entidades envolvidas com o planejamento e gestão de bacias hidrográficas no estado de Minas Gerais. É coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) desde 2019.

Propostas de desenvolvimento de estudos do ZAP deverão ser apresentadas ao Comitê Gestor para avaliação e acompanhamento conforme diretrizes da Deliberação nº 19, de de 03 de agosto de 2020.

 


NEPZAPS (NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO ZONEAMENTO AMBIENTAL E PRODUTIVO)

A formação de núcleos da Metodologia ZAP nas instituições de ensino superior é uma estratégia da Secretaria de Agricultura com o objetivo de fomentar e orientar a formação de equipes multidisciplinares para aplicar, difundir e aprimorar a ferramenta, que vem sendo usada no diagnóstico socioeconômico e ambiental das sub-bacias hidrográficas do estado.

A equipe multidisciplinar do NEPZAP é formada por até seis pesquisadores e docentes, das áreas de Sistema de Informação Geográfica, Recursos Hídricos, Uso e Ocupação da terra e Unidades de Paisagem. Eles passam por um treinamento com a equipe da Seapa e Emater para o uso da metodologia em conjunto a um trabalho de campo em uma sub-bacia hidrográfica de interesse do Núcleo.

 

NEPZAPs Inaugurados:

  • NEPZAP da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (Rio Paranaíba/MG) - nepzapufvcrp@gmail.com
  • NEPZAP da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Diamantina (Diamantina/MG) - nepzap@ufvjm.edu.br

NEPZAPs em Treinamento:

  • NEPZAP da Universidade Federal de Viçosa - Campus Viçosa (Viçosa/MG) -
  • NEPZAP da Universidade Estadual de Montes Claros (Montes Claros/MG) -
  • NEPZAP do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Machado e Inconfidentes (Machado/MG e Inconfidentes/MG) - nepzapifsuldeminas@ifsuldeminas.edu.br
  • NEPZAP da Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte- nucleoisza@gmail.com

 


ZAPs APROVADOS

A seguir são relacionados os 16 (dezesseis) ZAPs aprovados. São também indicadas as deliberações de aprovação dos estudos pelo Comitê Gestor e disponibilizados os relatórios e arquivos geoespaciais no formato shapefile. A maioria destes estudos já se encontram na plataforma de WebGIS IDE-Sisema. É importante esclarecer que os estudos do ZAP se tornam desatualizados a partir de 2 anos desde sua elaboração, no entanto seus dados ainda podem ser utilizados para diversos tipos de estudos.

 

  • 16. ZAP do Ribeirão Santana

Deliberação nº 19/2021 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo da sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Santana.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 15. ZAP do Ribeirão Olhos D'água

Deliberação nº 18/2020 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo da sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Olhos D’água.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 14. ZAP Mona Serra da Piedade

Deliberação nº 17/2019 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo do conjunto de sub-bacias do entorno do Monumento Natural Estadual Serra da Piedade.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 13.ZAP do Ribeirão Santa Isabel

Deliberação nº 16/2019 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo da sub-bacia do Ribeirão Santa Isabel.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 12. ZAP do Ribeirão Mandaguari

Deliberação nº 15/2018 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo da sub-bacia do Ribeirão Mandaguari.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 11. ZAP do Ribeirão Brejão

Deliberação nº 14/2018 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo da sub-bacia do Ribeirão Brejão.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 10. ZAP do Conjunto de Sub-bacias do Alto e Médio Rio do Carmo

Deliberação nº 13/2018 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo das sub-bacias Alto e Médio Rio do Carmo.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 9. ZAP do Rio Manso

Deliberação nº 12/2018 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo da sub-bacia do Rio Manso.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 8. ZAP do Conjunto de Sub-bacias do Alto Rio Bagagem

Deliberação nº 11/2018 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo da sub-bacia do Rio Bagagem.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 7. ZAP do Rio do Peixe

Deliberação nº 10/2018 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo da sub-bacia do Rio do Peixe.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 6. ZAP do Ribeirão Santa Juliana (versão atualizada)

Deliberação nº 09/2018 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo do Ribeirão Santa Juliana.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 5. ZAP do Conjunto de Sub-bacias do Baixo Rio Piranga

Deliberação nº 08/2018- Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo do conjunto de sub-bacias do Rio Piranga.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 4. ZAP do Conjunto de Sub-bacias do Alto Rio Doce

Deliberação nº 07/2018 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo do conjunto de sub-bacias do Alto Rio Doce.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 3. ZAP do Conjunto de Sub-bacias do Baixo Rio do Carmo

Deliberação n° 06/2017 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo do conjunto de sub-bacias do baixo trecho da bacia do Rio Carmo.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 2. ZAP do Rio Gualaxo do Norte

Deliberação n° 04/2017 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo da sub-bacia do Rio Gualaxo do Norte.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 

  • 1. ZAP do Ribeirão Ipanema

Deliberação n° 03/2017 - Dispõe sobre a aprovação do Zoneamento Ambiental e Produtivo da sub-bacia do Ribeirão Ipanema.
Relatório e arquivos geoespaciais: clique aqui

 


CONTATO

Para mais informações sobre o Zoneamento Ambiental e Produtivo, entre em contato conosco pelo e-mail zap@agricultura.mg.gov.br ou através dos telefones:

  • (31) 3915-8526 (Assessoria Especial do ZAP)
  • (31) 3915-8588 (Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária – SIEA)